Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Mapa do Site

04/12/2025 às 15:24, Atualizado em 04/12/2025 às 16:27

Formandos do curso de Libras de Sidrolândia celebram conclusão e recebem certificação

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

O curso de Libras promovido pela Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Pedagógica, chegou à conclusão neste mês, formando 20 participantes ao longo de 5 meses de atividades. Com carga horária de 40 horas, a iniciativa reforça o compromisso do município com a inclusão, o acesso à comunicação e a valorização da formação continuada dos profissionais da educação.

As aulas aconteceram às terças-feiras, das 19h às 21h, na Escola Municipal Olinda de Brito de Souza, reunindo as pessoas interessadas em ampliar suas competências e fortalecer o diálogo com a comunidade surda. O curso teve como principal objetivo promover mais inclusão no município, garantindo que educadores estejam preparados para atender estudantes e famílias com maior sensibilidade e acessibilidade comunicacional.

Entre os conteúdos ministrados estão: alfabeto, configuração das mãos, números, cumprimentos, saudações e apresentações, dias da semana, meses do ano, clima e fenômenos da natureza, horas, minutos e segundos, cores, meios de comunicação, família e animais.

Inicialmente, a capacitação foi destinada aos profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação. Com a desistência de alguns inscritos, as vagas remanescentes foram disponibilizadas à comunidade geral, por ordem de inscrição, oportunizando o acesso ao aprendizado.

A expectativa é que novas turmas sejam abertas em 2026, ampliando o alcance da formação e permitindo que mais profissionais e moradores tenham a oportunidade de aprender Libras, fortalecendo a inclusão e a comunicação em Sidrolândia.