24/10/2022 às 13:17, Atualizado em 24/10/2022 às 14:18

Prefeita vai enviar à Câmara projeto que reajusta em 9% o salário dos professores

Os professores concursados da rede municipal de ensino de Sidrolândia terão o salário reajustado em 9% a partir de 1º de novembro. Com este percentual, somado aos 11,9% concedidos em março, o aumento salarial do magistério acumulado no ano será de 22,06%. Na manhã desta segunda-feira (24) a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, reuniu secretários municipais, a presidente do Sindicato dos Professores, Leontina Solange, além dos vereadores da base do Governo no Legislativo, para anunciar o envio à Câmara da proposta de reajuste do magistério.

Com o reajuste, que será pago no salário de novembro, o piso salarial do professor concursado (que tem licenciatura) por 22 horas aulas semanais, passa de R$ 3.044,08 para R$ 3.318,04, o que corresponde a 86,28% do piso nacional do magistério para 40 horas, o dobro da jornada. A prefeita disse que tem compromisso com a valorização salarial da categoria e sempre vai buscar o entendimento com o Sindicato que representa o magistério. Vanda garantiu que retomará a conversações a partir de 2023 para pactuar a médio prazo o pagamento do piso de 40 horas na jornada de 22 horas. “Adotamos medidas de contenção dos gastos, principalmente, que nos permitir avançar nesta objetivo”, comenta a prefeita.

Este ano o Governo Federal fixou em R$ 3.845,63, por 40 horas/semanais, o piso para os professores normalista (nível 1) que serve de indexador salarial dos demais níveis. Pelos cálculos da Secretaria Municipal de Fazenda, a aplicação imediata dos 33,24%, traria impacto financeiro mensal de R$ 1 milhão, o que exigiria corte de pessoal para a Prefeitura não extrapolar o limite prudencial de comprometimento de 51,39% da receita líquida com a folha de pagamento.

A secretária Municipal de Educação, Maristela Stefanello, e o secretário de Fazenda, Claudio Serra, lembraram que embora inicialmente a proposta de parcelamento do reajuste de 32,24%, tenha sido rejeitada na assembleia do Sindicato dos Professores, se manteve aberta a negociação. Esta abertura para o diálogo foi elogiada pela presidente do Siprems, Leontina Solange. “A prefeita tem demonstrado disposição de dialogar na busca do objetivo comum, que é a valorização dos profissionais da educação”, destacou.