01/08/2021 às 11:22, Atualizado em 01/08/2021 às 12:01

Prefeitura acelerou reforma de 4 escolas e investiu em equipamentos de biossegurança

As aulas retornarão com o ensino híbrido e remoto nesta segunda-feira (2/08), para os alunos do ensino fundamental

Na volta às aulas presenciais, nesta segunda-feira (02), os alunos de 4 das escolas urbanas (Pedro Aleixo, Natália Moraes de Oliveira, Olinda Brito de Souza e Valério Carlos da Costa) vão encontrar um ambiente escolar diferente daquele que tinham até ano passado. Com o avanço da reforma,  que a prefeita, Vanda Camilo, destravou com a revisão das planilhas, em 6 meses de obras, as mudanças já são visíveis .

As salas receberam pintura nova, forro, as telhas quebradas foram substituídas para eliminar goteiras. A rede elétrica e os ventiladores foram revisados. Os banheiros também foram reformados. As carteiras antigas começaram a ser substituídas por novas. Como parte das medidas de biossegurança, na sexta-feira às salas foram desinfectadas.

Para o diretor da Escola Moraes, Francisco Pigosso, onde está prevista a construção da quadra construção e de 4 salas de aula, o estágio atual do serviço foi suficiente para transformar o ambiente escolar frequentado por 450 alunos.

Além de melhorar a estrutura física destas escolas de ensino fundamental da a área urbana ( a 5ª unidade, a Porfiria Lopes do Nascimento foi reformada ano passado), a prefeitura investiu quase R$ 600 mil na aquisição de equipamento de biossegurança para atender alunos, professores e funcionários das escolas.São 1.900 alunos da Educação Infantil e 6.200 do Ensino Fundamental e EJA.

Foram adquridos 120 termômetros para aferição da temperatura corporal no embarque dos ônibus escolares e na entrada das escolas. Houve aquisição de 8 mil litros de álcool em gel 70%; 6 mil máscaras para crianças e adolescentes; 18 mil de adultos; 500 face shield de proteção facial; 60 dispenser infantil de álcool; 60 para adultos e 9 mil garrafinhas Squeeze.

Cada aluno receberá 3 máscaras que é de uso obrigatório. Eles comerão a merenda na própria sala de aula, onde será mantida a distância de 1,5 metro entre as carteiras. Não será permitido o compartilhamento de copos, borrachas e carteiras.

Como não haverá intervalo para o recreio, os alunos sairão meia hora mais cedo (10h30 de manhã e às 16h30 no período vespertino). Os banheiros serão higienizados toda vez que forem usados.

No contraturno, os alunos das escolas do 1⁰ ao 5º ano, do Ensino Fundamental, terão uma hora de reforço escolar. Na zona rural, o reforço escolar será no mesmo turno, por causa da logística do transporte escolar. O objetivo é recuperar parte da defasagem de aprendizagem por conta da pandemia, principalmente, alfabetização.