13/02/2023 às 15:33, Atualizado em 13/02/2023 às 16:41

Prefeitura licita conclusão das obras da escola Benigno Escobar, no Jardim Paraíso, paradas há três anos

Foto: Rafael Brites

Com investimento superior a R$ 1,6 milhão, a Prefeitura de Sidrolândia vai concluir as obras da escola Professor Benigno Escobar, no Jardim Paraíso, paradas há 3 anos com 55% do serviço concluído. O edital de lançamento de licitação foi publicado na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial. O orçamento de referência foi fixado em R$ 1.614.254,01. As propostas das empresas participantes poderão ser apresentadas até o próximo dia 1⁰ de março. A escola do Jardim Paraíso terá 1.129,64 m² de área construída, abrangendo seis salas de aula, ala administrativa, banheiros e saguão, e terá estrutura para receber 360 alunos.

Esta será a terceira licitação para as obras da escola que teve a construção iniciada em 2016, mas empreiteira pediu rescisão de contrato. Houve nova concorrência e em junho de 2018 a obra foi reiniciada, mas acabou paralisada dois anos depois. Os repasses de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) não estavam sendo liberados, embora houvesse um saldo de R$ 454 mil do convênio total de R$ 950 mil.

Foto: Rafael Brites

A prefeita Vanda Camilo fez gestões em Brasília para desbloquear os recursos do convênio e viabilizar suplementação financeira. Como a obra ficou muito tempo parada, em meio a pandemia, a planilha de custos ficou defasada porque os insumos da construção subiram bem acima da inflação acumulada no período.

A expectativa é de que a escola esteja em condições de ser usada no ano letivo de 2024. Vai atender a região da cidade que passa por adensamento populacional com a construção de novos empreendimentos habitacionais.