22/10/2020 às 08:36, Atualizado em 22/10/2020 às 10:43

Secretaria de Educação orienta Escolas da Rede Municipal de Ensino para finalização do ano letivo 2020

Alunos que não tenha realizado as Atividades Pedagógicas Complementares (APCs) propostas durante o ano letivo ou não participaram da Intervenção Pedagógica de Recuperação serão reprovados

Foto: Karina Souza

Devido ao decreto que suspende as aulas presencias até dezembro, a Secretaria de Educação orientou as Escolas da Rede Municipal de Ensino para finalização do ano letivo 2020.

Considerando que alunos de algumas escolas não estão realizando as Atividades Pedagógicas Complementares (APCs), seja de forma virtual ou impressa, desde o 1º Bimestre, ou em dívidas com o 2º e 3º Bimestres, estando em aberto sua pontuação no Sistema SIE, ou sejam sem atribuição de notas para que o mesmo possa ser considerado aprovado.

A Secretaria de Educação solicitou aos diretores das escolas, para que orientam os professos a adotarem os procedimentos necessários para organizar a situação dos alunos que se encontram sem notas no SIE.

Os professores devem identificar os alunos que não pontuaram satisfatoriamente nas APCs (considerando a pontuação Média Anual Mínima 6,0), ou que não as realizaram fazendo seu chamamento, com o devido apoio da Coordenação Pedagógica, para que juntos verifiquem quais estratégias poderão ser adotadas, como Intervenção Pedagógica de Recuperação ou a busca desses alunos.

Os pais ou responsáveis serão informados das estratégias adotadas pela escola, como se dará a recuperação, a busca dos alunos de forma imediata ao levantamento realizado, notificando-os por escrito da necessidade da realização das APCs, no decorrer do 4º Bimestre, para que seus filhos, não venham a serem reprovados em 2020, não avançando com sua turma, para o ano escolar subsequente.

Os Professores foram orientados a planejarem e executarem estratégias de recuperação aos alunos com baixo rendimento, por não terem realizados todas as APCs, ou dificuldades em realizá-las referentes aos Bimestres não pontuados. Eles irão organizar uma Atividade de Recuperação por meio das APCs, de forma a abrangerem os conhecimentos essenciais, por componente curricular, dos três primeiros bimestres, se for o caso.

Os alunos, seus pais ou responsáveis serão orientados que as Atividades de Recuperação, serão realizadas de forma concomitante, com as APCs referentes ao 4º Bimestre, por componente curricular.

Após a realização das APCs, as notas deverão ser lançadas no SIE, referentes aos Bimestres não alcançados se for o caso, podendo ser do 1º, 2º e ou 3º Bimestres, garantindo uma Média Final, igual ou superior a 6,0, após o término do 4º Bimestre, que resulte em Aprovação, para o avanço ao ano subsequente.

Os alunos que não entregaram nenhuma APC durante o ano letivo, mesmo após a Proposta de Intervenção Pedagógica de Recuperação/Busca, será atribuído nota zero, por componente curricular.

Se ao final do 4º Bimestre, os alunos que não atingiram a Média Anual Mínima 6,0 nos componentes curriculares, serão encaminhados para o Exame Final, previsto na Resolução/SEME nº 58 de 22 de janeiro de 2020, a Escola irá verificar junto ao Conselho de Classe, a melhor Estratégia para a aplicação do referido Exame.

Os Pais ou Responsáveis dos alunos deverão ter ciência, que no caso do aluno, que não tenha realizado as Atividades Pedagógicas Complementares (APCs) propostas durante o ano letivo ou não participaram da Intervenção Pedagógica de Recuperação esses ficarão Reprovados.

A Prefeitura de Sidrolândia aproveita para lembrar das dicas importantes no combate ao Covid-19.

- Lavar as mãos

- Evitar tocar olhos, boca e nariz

- Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

- Use Álcool gel e máscaras