26/03/2021 às 11:02, Atualizado em 26/03/2021 às 11:07

Em Live, prefeita fala sobre Decreto Estadual e situação da Covid-19 em Sidrolândia

Obrigatoriedade de seguir a recomendação do MP, envio de PL à Câmara para isenção de tributos ao comércio noturno, situação do Hospital, foram alguns dos temas abordados (Vídeo na íntegra, na matéria)

Prefeita Vanda Camilo em pronunciamento (Foto: Gledson Rocha)

A prefeita interina de Sidrolândia, Vanda Camilo, fez um pronunciamento na manhã desta sexta-feira (26/03) em Live pela página do Facebook da Prefeitura Municipal de Sidrolândia, para falar sobre as medidas restritivas para enfrentamento à Covid-19, que constam no Decreto Estadual 15.638, de 24/03/2021, instituído pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. (Veja o vídeo no final da matéria)

Ela esclareceu que, além do Decreto ser claro para que as medidas sejam cumpridas pelos 79 municípios, a Recomendação 02/2021 da Procuradoria-Geral do Ministério Público Estadual (MP) é para que seja seguida a norma, sob pena de medidas judiciais cabíveis aos prefeitos.

- Tenho uma recomendação que eu não posso fazer menos que o decreto do estado preconiza, eu posso ser punida, tenho que ter responsabilidade – disse a prefeita ao se referir ao documento do MP.

Hospital e testagens de Covid-19

O alto número de internações, casos confirmados e óbitos em Sidrolândia, também foi mencionado por Vanda Camilo, que ainda se referiu aos repasses realizados ao Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa.

- Ontem deu problema o compressor do Hospital, fomos comunicadas, autorizamos o empréstimo do compressor do CEO (Centro Odontológico) para o Hospital – comentou, ao destacar a triste marca de 63 óbitos por Covid-19 no município.

No ano passado foram 30 mortes, e nos três primeiros meses de 2021, 33 pessoas perderam a batalha para o Coronavírus.

- A situação no hospital está crítica, com 10 mortes na semana, março foram 28 mortes, perdemos 63 sidrolandenses – lamentou.

Sobre os recursos repassados ao Hospital, a prefeita informou que em 2021, nos três primeiros meses foram enviados R$ 2,5 milhões pela União, Governo do Estado e Prefeitura.

- A Ala Covid (do hospital) quem está custeando é o Município (Prefeitura). Aceito crítica, com certeza, desde que seja construtiva, precisamos de união agora, porque temos o compromisso de não deixar faltar leitos, remédios, tratamento digno à população – ressaltou.

A Administração Municipal ampliou o número de testagens de Covid-19, que passaram a ser realizadas no Nasf e ao lado da UPA, além da equipe itinerante que percorre a zona rural. De acordo com Vanda Camilo, será ampliada a quantidade de testes, e por esse motivo, é provável que aumente o número de casos confirmados.

Isenção de impostos ao comércio noturno

No pronunciamento, Vanda Camilo comunicou que a Prefeitura de Sidrolândia envia hoje (26/03) à Câmara Municipal, um Projeto de Lei que prevê a isenção do pagamento de impostos aos estabelecimentos comerciais que funcionam à noite, e que estão mais penalizados pelas medidas restritivas.

- Estou encaminhando hoje para a câmara um PL que dispõe sobre concessão de isenção de tributos para o comércio do período noturno – informou.

A prefeita citou o drama vivido por empresários que estão internados, e manifestou a preocupação com o comércio, impactado por causa das duras medidas, que são necessárias para salvar vidas, “vidas que movimentam a economia”, disse.