15/01/2021 às 11:16, Atualizado em 15/01/2021 às 12:22

Prefeitura e Sindicato se unem por melhorias na segurança pública e estradas vicinais

Reunião entre prefeita e presidente fortaleceu relacionamento entre a nova Gestão Municipal e a entidade ruralista

Prefeita e presidente do Sindicato Rural, em reunião no Gabinete (Foto: Rafael Brites)

A Prefeitura e o Sindicato Rural de Sidrolândia definiram agenda de ações conjuntas, que trarão benefícios para a coletividade. Reunião ocorrida na quinta-feira (14/01) entre a prefeita, Vanda Camilo, e o presidente da entidade ruralista, Paulo Stefanello, foi importante para o fortalecimento do relacionamento entre o Poder Executivo e o setor representativo dos produtores rurais.

Durante o encontro, acordos foram costurados para ações em duas áreas emblemáticas no município: Conservação de estradas e segurança pública. A parceria entre a nova Gestão Municipal e a representação da classe que impulsiona a economia local, consiste inclusive na agenda a ser solicitada com o Governo do Estado.

Estradas rurais

A prefeita já autorizou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a atender aos produtores rurais na conservação dos corredores principais para o escoamento da safra da soja. Sidrolândia é um dos principais produtores de grãos do Estado, e até do País, e sua vasta extensão territorial é ocupada em grande parte pelo plantio de soja nesta época do ano.

O secretário Lê, disse que os serviços serão executados, assim que as chuvas derem trégua e o solo fique mais seco.

- A Prefeitura disponibilizará através da nossa Secretaria, patrolas, carregadeira e caminhões, enquanto que os produtores fornecerão a alimentação para as equipes do trecho. Se o tempo firmar na próxima semana, já começaremos com a manutenção – explicou o titular da Seinfra.

Apesar de favorecer o transporte de grãos para os grandes produtores, o conserto dos corredores principais, lembra Lê, também atende as médias e pequenas propriedades.

Segurança Pública

O crescente índice de criminalidade no município, alvo de preocupação de toda a população, também foi tema da conversa entre a prefeita e o presidente do Sindicato Rural.

Recentemente uma reunião organizada pela Prefeitura com o Conselho Comunitário de Segurança Pública e a Polícia Militar, serviu para Vanda Camilo se inteirar dos motivos para a sensação de insegurança vivida em Sidrolândia.

O quadro defasado do efetivo da 8ª CIPM tem comprometido a estratégia de atuação preparada pelo comando, apesar dos policiais militares existentes cumprirem com o trabalho nas ruas.

Em Sidrolândia, o efetivo atual é composto por 23 policiais, quando o mínimo necessário para o atendimento na área urbana e rural seria de 65, aproximadamente.

A Prefeitura e o Sindicato Rural solicitarão uma reunião com o secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel, e com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, para reivindicarem o aumento do efetivo na 8ª CIPM.

- Temos a mesma quantidade de policiais que o município de Dois Irmãos do Buriti, que, com todo o respeito à sua população e autoridades, é bem menor em extensão e em número de habitantes que Sidrolândia. Isso precisa ser revisto, por isso iremos ao Governo do Estado, para sensibilizar nosso governador e secretários quanto a esta demanda – disse a prefeita.