15/05/2021 às 10:44, Atualizado em 15/05/2021 às 10:50

Prefeitura reúne empresas funerárias por melhorias no Cemitério Municipal

Além da adoção das medidas adequadas para sepultamentos, Administração quer sugestões para implantação de novo Cemitério, cujo projeto está em andamento

Reunião tratou sobre o cemitério e novo projeto (Fotos: Rafael Brites)

Reunião organizada pela Prefeitura de Sidrolândia na manhã da sexta-feira (14/05), com representantes das empresas funerárias do município, tratou sobre o Cemitério Municipal São Sebastião, e do projeto para a implantação do segundo espaço público para este fim.

Os secretários Luiz Carlos Alves da Silva (Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica – Sefate) e Elaine Brito (Governo e Desburocratização – Segov), além do chefe do Setor de Cemitérios, Erliston, representaram a Gestão, já que a prefeita Vanda Camilo estava em agenda no município de Terenos, da vinda do presidente Jair Bolsonaro ao Assentamento Santa Mônica, convidada que foi.

Atendendo ao pedido da prefeita, foram convidadas as empresas locais, para que sejam adotadas pela Administração Municipal, as medidas adequadas para os sepultamentos no Cemitério Municipal São Sebastião, conforme o que estabelece a legislação.

Para que isto aconteça, em consenso com as funerárias, o Poder Público com base nas sugestões apresentadas pelos parceiros, está identificando os problemas encontrados no local, e recomendará os procedimentos corretos para sepultamentos.

Sobre a iniciativa da Administração, Gilberto André Benitez, do ramo funerário, participante da reunião opinou.

- A ideia da prefeitura é uma forma de atender melhor a população de Sidrolândia para padronizar e adequar os serviços. Planejamento melhor nos sepultamentos, questão de carneiras, sepultamentos de Covid-19, e numa forma geral nos outros também - disse.

De acordo com o secretário Luiz Carlos, a reunião foi produtiva, e serviu para um diagnóstico atual.

- As empresas e o Poder Público irão ao Cemitério verificar e adotar as medidas adequadas. Não havia irregularidades, mas a necessidade da adoção dos procedimentos adequados para sepultamentos – afirmou.

Trabalho conjunto resultará nas melhorias necessárias para o cemitério

Novo Cemitério

Durante a reunião, os secretários municipais apresentaram aos empresários do ramo, os levantamentos para a implantação do segundo Cemitério em Sidrolândia. Alguns passos já estão sendo dados pela Prefeitura.

- Hoje fomos informados que a prefeitura tem projeto em andamento para implantar um novo cemitério, e chamou as empresas funerárias do município para contribuírem com a apresentação de ideias – disse Gilberto André Benitez.

A secretária Elaine Brito, esclareceu que a Gestão Municipal está atenta à necessidade da criação do segundo cemitério, e que receber as sugestões de quem trabalha no ramo funerário é importante.

- A prefeita quer que tudo seja feito com muita responsabilidade, por isso todos os detalhes precisam ser tratados com o projeto em desenvolvimento. Precisamos cuidar da legislação e de outros pontos, e neste sentido os empresários podem dar uma grande contribuição para a implantação deste novo cemitério – ressaltou.