08/04/2021 às 17:35, Atualizado em 08/04/2021 às 17:57

Sidrolândia implantará sistema de identificação para vacinação contra a Covid-19

Parceria foi firmada com Prefeitura de Campo Grande, que fornecerá tecnologia já utilizada na Capital

Técnicos de Campo Grande e Sidrolândia se reuniram nesta quinta-feira (Foto: Assessoria Capital)

A Prefeitura de Sidrolândia, em breve, utilizará uma tecnologia desenvolvida pela Administração Municipal de Campo Grande, para agilizar o processo de vacinação contra a Covid-19.

A prefeita Vanda Camilo, em ofício enviado no dia 24/03/2021 ao secretário Municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Castro Filho, manifestou o interesse do Poder Executivo do Município de Sidrolândia, na implantação do “Sistema Vacina Campo Grande”.

Com a parceria aceita, começaram as tratativas pelas equipes técnicas dos municípios para a transferência da tecnologia em Sidrolândia.

O sistema

Conforme matéria da Assessoria de Comunicação da Capital, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o sistema de identificação prévia está sendo cedido para auxiliar e dar mais agilidade no processo de vacinação contra a Covid-19 no município de Sidrolândia. O cadastro feito previamente reduz o tempo de atendimento de cada paciente, contribuindo assim para dar mais celeridade em todo o processo.

Nesta quinta-feira (8), a equipe da Coordenadoria Geral de Suporte Tecnológico e Informação da Secretaria Municipal de Saúde (CGSTI-Sesau) e da Agetec, realizou um treinamento com técnicos do setor de Tecnologia da Informação (TI) e da Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia. Em seguida, eles estiveram em um dos pontos de imunização para verificar o funcionamento do sistema “in loco”.

“Esse sistema ajudou às equipes da saúde a diminuírem as filas, além de acelerar e dar mais transparência ao processo de vacinação”, destaca o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Para o coordenador da CGSTI, Hugo Luiz do Valle, é um privilégio estar treinando e orientando a equipe do Município de Sidrolândia que está apta a repassar todo o conhecimento para o restante da equipe.

A prefeita Vanda Camilo acredita que a tecnologia contribuirá com o prosseguimento da ação de vacinação contra a Covid-19 em Sidrolândia.

“Agradecemos ao prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad e ao secretário de Saúde Dr. José Mauro, por proporcionarem este apoio tecnológico ao nosso município, que é o 6º mais populoso de Mato Grosso do Sul, onde necessitamos de toda a estrutura possível para o enfrentamento a essa pandemia”, afirmou a prefeita.

Com a identificação prévia, não é necessário que o servidor preencha todos os dados do paciente, sendo possível reduzir de 5 a 10 minutos cada atendimento.

O sistema também é uma importante e estratégica ferramenta de gestão, sendo possível estimar a quantidade de doses necessárias para atender um grupo específico a partir do número de pessoas cadastradas.