29/09/2021 às 13:18, Atualizado em 29/09/2021 às 13:19

Prefeitura conclui obra e libera ao tráfego ponte reconstruída na divisa com Rio Brilhante

Após menos de duas semanas de obras, está liberado ao tráfego a ponte sobre o Rio Serrote, na divisa de Sidrolândia com Rio Brilhante. A reconstrução de parte da estrutura da ponte foi resultado da parceria entre as duas administrações. O município vizinho forneceu a madeira e coube as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura executaram o serviço. Foi refeito o piso da ponte de 25 metros de extensão que há nove anos não passava por reforma e por isto estava em condições precárias, oferecendo risco para a travessia.

A ponte é estratégica na logística de escoamento da produção, importante para o acesso de alunos do Assentamento São Pedro que estudam na escola municipal localizada no Assentamento Taquari. Já no território do município vizinho também facilita a vida de sidrolandenses que trabalham na Usina Passa Tempo, sendo a rota mais fácil para quem mora na região chegar na MS-262, região do Piqui, perto da divisa com Maracaju. A alternativa, enquanto a ponte está interditada até a conclusão da reforma, aumenta o trajeto em 30 km.

Outras pontes

Desde janeiro a Prefeitura tem reformado várias pontes, além de fazer gestões junto ao Governo do Estado para substituir as estruturas de madeira por pontes de concreto. Em junho foi reformada a ponte sobre o Rio Vacaria no Assentamento Barra Nova. O Ministério da Agricultura repassou à Secretaria Estadual de infraestrutura R$ 1.950.000,00, valor que acrescido da contrapartida garantirá a construção de uma ponte de 70 metros.

A Agência Estadual de Empreendimentos já licitou a contratação do projeto executivo da ponte de concreto de 29 metros sobre o rio Rio Brilhante, no Assentamento Valinhos, na divisa com Maracaju. A obra será custeada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Está em andamento a concorrência pública para a construção de um ponte de 20 metros sobre o Córrego Memória, na MS-258, trecho entre o Distrito do Capão Seco e a BR-16 que está sendo asfaltada. A ponte está orçada em R$ 1 544.338,60.