21/10/2021 às 08:39, Atualizado em 21/10/2021 às 10:08

Prefeitura recebe moto sinalizadora e começa revitalização do trânsito

Foto: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia começou a revitalizar a sinalização do trânsito com a pintura das faixas delimitadora de pista na ruas Mato Grosso e Nioaque. A Divisão de Trânsito recebeu uma moto sinalizadora e a empresa fornecedora do equipamento está treinando os servidores que vão operar o equipamento. O treinamento prático já marca o início do serviço de revitalização que abrangerá toda a malha viária asfaltada. Uma das próximas frentes de serviço será a Rua João Márcio Ferreira Terra, rua que recebe o maior fluxo de veículos na área urbana.

Segundo a prefeita Vanda Camilo, os investimentos para melhorar a segurança no trânsito da cidade, que hoje tem uma frota perto de 20 mil veículos, não vai ficar na aquisição deste equipamento de sinalização. Está sendo adquirido um estoque de tintas e foi homologada a compra de 10 toneladas (ao custo de R$ 318 mil) de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). O material será usado na implantação de quebra-molas para reduzir a velocidade.

Já foi encaminhado ao Detran solicitação de parceria para a instalação de 10 semáforos. Na Avenida Dorvalino dos Santos, sob jurisdição do DNIT, estão sendo construídas três travessias elevadas, que servem como faixa de pedestre, perto do cruzamento com a Rua Alagoas, em frente da Ki-Pão e próxima ao Depósito Constru & CIA.

Foto: Rafael Brites

Para renovar as faixas de pista, de pedestre e meio--fio, a Secretaria Municipal de Infraestrutura adquiriu uma máquina de sinalização (comprada por R$ 185 mil). Também houve a compra de 250 toneladas CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) para construção de quebra-molas em pontos considerados críticos, onde os motoristas exageram na velocidade.

A cidade só tem um conjunto semafórico, na esquina da Avenida Dorvalino dos Santos com a João Márcio Ferreira Terra. Está sendo adquirido um novo suporte do porta-foco para substituir o que foi danificado pelo vendaval, além de peças para reposição.

A Prefeitura já encaminhou pedido de convênio com o Detran para instalação de 10 semáforos orçados em R$ 1,1 milhão (R$ 110 mil por equipamento). Os equipamentos estão programados para os cruzamentos nas ruas Alagoas, Mato Grosso, João Márcio Ferreira Terra, Generoso Ponce, Tomás Cáceres, dentre outros pontos.