Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

20/02/2021 às 17:35, Atualizado em 20/02/2021 às 19:45

12 pacientes receberam cirurgias ortopédicas durante mutirão da Prefeitura

Gestão Municipal, em parceria com Secretaria de Estado de Saúde e Hospital, começa a eliminar fila de espera com pacientes sidrolandenses. Ação abrange 120 pessoas

Cb image default
Especialistas realizaram as cirurgias no Hospital de Sidrolândia (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia deu início neste sábado (20/02) às cirurgias eletivas ortopédicas que fazem parte do Mutirão de Saúde, projeto desenvolvido pela atual Gestão Municipal, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde na pessoa do titular da Pasta, Geraldo Resende, e do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa.

11 pacientes foram cirurgiados através da ação, que começou às 6 horas da manhã, em um dos centros cirúrgicos do Hospital. Uma senhora foi atendida ao chegar à unidade em situação de emergência, aumento para 12 o número de procedimentos.

O secretário Geraldo Resende esteve em Sidrolândia para acompanhar o início, e se reuniu no Gabinete, com a prefeita Vanda Camilo, secretários municipais e vereadores. Depois se deslocaram ao Hospital onde foram recepcionados pela diretoria administrativa da entidade.

Cb image default
Geraldo Resende e Vanda Camilo oficializam a parceria

Parceria mantida

Geraldo Resende parabenizou a atual Gestão Municipal pela iniciativa de estabelecer a parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde, para esgotar a fila de espera do Sisreg (Central de Regulação) dos pacientes de Sidrolândia, que há anos esperam pelas cirurgias ortopédicas.

O secretário afirmou que a Pasta permanecerá à disposição, tanto da Administração Municipal, quanto do Hospital, para ampliar a cobertura de serviços em Saúde aos pacientes de Sidrolândia.

Ainda no Hospital, os gestores conversaram com familiares de pacientes, que manifestaram aprovação e gratidão pela iniciativa do Mutirão de Saúde, já que a maioria aguarda há anos pelo procedimento cirúrgico.

Em nome da Administração Municipal, Vanda Camilo agradeceu ao secretário Resende e Governo do Estado pela parceria ao projeto da Prefeitura de Sidrolândia. Ela adiantou que o Mutirão de Saúde terá continuidade em breve com outra especialidade, que deve ser da Oftalmologia, cujo projeto deve atender em torno de 120 pacientes.  

Cb image default
Leidiane (casaco rosa), agradeceu às autoridades pela cirurgia da filha, de 11 anos

Alívio após o fim da longa espera

O médico ortopedista Marcelo Quartiero e equipe retornarão para realizar mais cirurgias eletivas no Hospital.

Eles estão encontrando casos como da senhora Ednilza Lisboa, que há sete anos aguardava pelo procedimento, e de Diego Cardoso, há dois anos na fila para a cirurgia.

A menina Lívia, de 11 anos, moradora no Acampamento Jatobá, situado no perímetro urbano de Sidrolândia, esperou dois anos também. A mãe, Leidiane Conceição Neves, teve a oportunidade de receber no quarto do pós-cirúrgico as autoridades, e lhes agradeceu pessoalmente por viabilizarem a operação ortopédica na criança.

Situação inesperada foi da paciente Antônia Colman, que chegou à unidade hospitalar com fratura de punho, os cirurgiões não perderam tempo, e operaram a mulher, tornando-se a 12ª pessoa a ser atendida neste dia. 

Cb image default
Cirurgia sendo realizada

120 pessoas passaram pela triagem

Nos dias 21 de janeiro e 11 de fevereiro, o médico Marcelo Quartiero e equipe realizaram consultas de reavaliação nos pacientes que estão com encaminhamentos para cirurgias eletivas na fila de espera do Sisreg.

A coordenadora do Centro de Especialidades Municipal (Cem) – repartição vinculada à Secretaria Municipal de Saúde – Carmem Zotti, informou que aproximadamente 120 pessoas passaram pela triagem, e as 11 primeiras foram operadas neste sábado (20).

Outra quantidade de pacientes está aguardando pelo procedimento do risco cirúrgico, para também ser operadas, e há alguns casos de alta complexidade, que também estão recebendo atenção da Administração para o devido encaminhamento.

A coordenadora da Central de Regulação em Sidrolândia, farmacêutica Caroline Scortegagna, disse às autoridades que o Mutirão de Saúde idealizado pela Prefeitura, somente na área de Ortopedia, desafoga em quase 90% a demanda por cirurgias eletivas pela repartição.