Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

04/10/2022 às 10:28, Atualizado em 04/10/2022 às 10:33

Abertura do Outubro Rosa teve caminhada e mimo às mulheres

Cb image default
Foto: Rafael Brites

A campanha do Outubro Rosa foi oficialmente lançada hoje (04/10) em Sidrolândia, com caminhada para sensibilização e conscientização para prevenção sobre o câncer de mama e colo uterino, com entrega de folheto explicativo e botões de rosa pelo comércio do município. Com a saída na Praça São Bento, a caminhada percorreu a João Márcio Ferreira Terra e Avenida Dorvalino dos Santos, até a Praça Central.

Para este ano, a Prefeitura está com programação especial dedicada à saúde da mulher. Nesta quarta-feira, 5 de outubro, o CEM (Centro de Especialidades Médicas) vai estar com as portas abertas até às 21h para atender as mulheres com preventivo, exame clínico das mamas, consulta ginecológica, USG de mama, teste rápido para rastreamento de sífilis, HIV e hepatites, atendimento psicológico e odontológico. Os atendimentos em horário estendido no CEM serão realizados durante todas as terças-feiras do mês de outubro, até o dia 26.

Já na quinta e sexta-feira a Secretaria de Saúde vai levar os atendimentos até as trabalhadoras da JBS, com coleta de preventivo, no 1° (das 5h às 13h30), 2° (das 13h30 às 21h40) e 3° turno (das 21h40 às 5h). Nos dias 20 e 27, 30 mulheres, sendo 15 em cada um dos dias, com agendamento na Unidade de Saúde de referência, vão passar por mamografia, no Hospital do Amor. 

Cb image default
Foto: Rafael Brites

Todas as Unidades Básicas de Saúde também vão estar realizando o preventivo durante todo o mês. O agendamento pode ser feito através do número 3272-4194.

 OUTUBRO ROSA

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade

Cb image default
Divulgação

AUTOEXAME DAS MAMAS

É importante que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal. Seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Sabia que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres? Sim! E esse autoexame periódico permite que a mulher identifique prematuramente, alterações presentes nas mamas, seja de tamanho ou a aparição de pequenos nódulos (caroços). É bem simples fazer o autoexame:

1. Coloque uma das mãos atrás da cabeça.

2. Use os dedos da outra mão para tocar a mama.

3. Realize movimentos circulares iniciando no mamilo e estendendo-se até a axila.

Alerta: o autoexame não substitui a visita ao médico.

Principais sinais e sintomas

- Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor.

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

- Alterações no bico do peito (mamilo).

- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

- Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Cb image default
Foto: Rafael Brites