12/01/2021 às 14:16, Atualizado em 12/01/2021 às 15:30

Castramóvel tem autorização para retomar funcionamento

Prefeita e Secretário se reuniram com médica veterinária responsável pela estrutura e autorizaram a retomada dos serviços

Nova Gestão Municipal quer Castramóvel funcionando (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeita Vanda Camilo e o Secretário de Saúde Dr. Renato Couto, estiveram na manhã desta terça-feira (12/01) em visita ao Castramóvel, estrutura utilizada pelo Município para a castração de animais domesticados (cães e gatos), que iniciou o funcionamento em Sidrolândia em 2020.

Eles foram recebidos pela médica veterinária Kênia Aniz Chiarello, coordenadora do Castramóvel, conheceram a estrutura e entenderam a dinâmica de atendimento.

A nova Gestão Municipal manifestou o interesse pela imediata retomada dos serviços, entretanto a veterinária explicou que os trâmites burocráticos da máquina pública causam a demora na implantação dos procedimentos. A profissional manifestou satisfação com o encontro.

Estrutura interna do Castramóvel

- A visita foi boa, tivemos uma conversa positiva sobre a continuação do projeto, a Prefeita conheceu o funcionamento, ficou inteirada das coisas que estão faltando, das licitações, ela demonstrou interesse no projeto, assim como o Secretário de Saúde. O projeto é pra continuar, então nós vamos colocar pra funcionar – disse Kênia.

A retomada do funcionamento do Castramóvel, conforme adiantou a veterinária, demandará alguns dias em razão da tramitação burocrática, como prazos para licitação, documentações de Conselho de Medicina Veterinária, entre outras razões, por isso Kênia crê que o pleno funcionamento ocorrerá somente em um prazo de 60 dias.

Próxima etapa, castrações

No ano passado, a primeira fase, que foi o cadastramento de dois mil animais para a castração, foi realizada. A etapa vindoura será a execução do procedimento.

Já está sendo analisada a realização de uma nova fase de cadastramento, prevista para o segundo semestre de 2021.