25/09/2023 às 11:38, Atualizado em 25/09/2023 às 14:04

Crianças de Sidrolândia passam por consulta e já sabem datas de cirurgia

Sede da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Gledson Rocha)

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) por intermédio da Central de Regulação, viabilizou na sexta-feira (22/09) o transporte de crianças acompanhadas de pais até o Hospital São Julião em Campo Grande, para consultas pré-operatórias com otorrinolaringologista.

A ação faz parte do “MS Mais Saúde” – Mais Saúde, Menos Fila, instituída pelo Governo do Estado, e executada pela Secretaria de Estado de Saúde. Em Sidrolândia há a parceira com a Prefeitura através da SEMSP.

Além do transporte viabilizado pela gestão, alguns pais decidiram levar os filhos em veículos próprios.

As 11 crianças consultadas já saíram com as datas das cirurgias marcadas, distribuídas entre os dias 6, 20 e 27 de outubro no Hospital São Julião. Os procedimentos serão de amigdalectomia e de adenoidectomia.

Consultas foram realizadas no Hospital São Julião, onde ocorrerão as cirurgias (Foto: Divulgação)

A cirurgia de amigdalectomia remove as amígdalas, dois pequenos órgãos linfoides que ficam localizados na parte de trás da garganta.

E a adenoidectomia é realizada para a retirada da tonsila faríngea (adenoide) nos casos em que ela encontra-se hipertrofiada, levando à redução da coluna aérea e causando sintomas respiratórios nos pacientes ou então em pacientes que apresentem adenoidite recorrente.

Os pais ficaram felizes e aliviados com a definição das datas das cirurgias, já que a maioria dos pequenos pacientes aguardava pelo procedimento desde antes da pandemia de Covid-19.