Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

23/09/2022 às 14:42, Atualizado em 23/09/2022 às 14:45

“Dia D” de vacinação antirrábica será realizado neste sábado

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, dia 24, o “Dia D" da vacinação de cães e gatos contra raiva. Serão nove pontos de imunização, além de outras quatro clínicas veterinárias particulares, que ficarão abertas no período matutino, sendo elas: Bicho Mimado, Consultório Veterinário Marco Zorzeto, Amigo Bicho e MG Pets.

Já os pontos disponibilizados pela Secretaria de Saúde são: Conveniência Karandá, ESF Cleide Piran, ESF São Bento, Campo do Carandazal, ESF Cascatinha, Auto Posto Pé de Cedro, CRAS São Bento, Igreja Nossa Senhora da Aparecida e Central de Regulação (antiga Escola Sidrônio). A vacinação vai acontecer das 8h às 11h e das 13h às 16h30.

É aconselhável levar os pets a partir de três meses de idade. Caso o proprietário não puder levar o animal, é necessário levar um recipiente com gelo para aplicar a vacina em casa. As fêmeas prenhas também podem tomar a vacina. 

RAIVA

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

Normalmente, a raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.