25/10/2021 às 14:10, Atualizado em 25/10/2021 às 15:17

Em comemoração ao Dia do Dentista, profissionais da saúde bucal ganham café da manhã e curso de capacitação

Hoje, dia 25 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista e para comemorar esta data a Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde Pública realizou um café da manhã para os profissionais da saúde bucal da rede municipal de saúde. Participaram e foram homenageados não somente os dentistas, mas também os auxiliares, protéticos e técnicos, profissionais que desempenham importante função no cuidado da saúde bucal.

Conforme a coordenadora de saúde bucal, Etiene Queiroz, a ideia em realizar a confraternização é não somente homenageá-los, mas também lembrar da importância do trabalho em equipe desempenhado pelos profissionais envolvidos em trazer o sorriso do paciente. “O trabalho em conjunto é o que faz a saúde bucal do nosso município ter mais qualidade. Sorrir é maravilhoso, contribuir para o sorriso de alguém é muito mais, e é isso que esses profissionais fazem”, relatou.

Para o secretário de saúde, Luiz Carlos, comemorar o Dia do Dentista é uma forma de agradecimento e de demonstração de carinho a todos os profissionais envolvidos na saúde bucal. “A rede de saúde bucal do município está reunida aqui hoje para dizer o nosso muito obrigado e para incentivá-los. Eles que estão na linha de frente e atende a população e fazem o melhor para a nossa cidade”, informou o secretário.

A técnica de saúde bucal, Cláudia Andreatta, trabalha no município há 22 anos e nesse período já realizou atendimentos nas escolas, orientação de saúde bucal, escovação, aplicação de flúor e hoje desempenha suas funções no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). “É maravilho o que está sendo proporcionado pra nós hoje, esse reconhecimento para nós profissionais e eu tenho a agradecer”.

O município conta hoje com 57 profissionais na rede municipal que fazem parte da Rede de Atenção à Saúde Bucal. As funções destes profissionais são desempenhadas nas Unidades de Saúde da Família, onde ações de promoção, prevenção individual e coletiva, tratamento pré-natal odontológico, detecção de lesões de câncer bucal, entre outras atividades, são realizadas.

No Centro de Especialidades Odontológicas são desempenhadas as especialidades de endodontia, periodontia, cirurgia, estomatologia, prótese, radiologia e a rede de cuidados dos pacientes com deficiência, que dão suporte as Unidades de Saúde da Família. Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) oferece o suporte às urgências, principalmente nos períodos em que as unidades estão fechadas. O Laboratório Regional de Prótese Dentária trabalha possibilitando a recuperação das funções de mastigação, dicção e estética dos pacientes com perda dentária.