03/10/2021 às 09:46, Atualizado em 03/10/2021 às 09:20

Festividade musical e atividades físicas no Parque do Vacaria marcam o início do Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Sidrolândia realizou neste sábado (2) no Parque do Vacaria uma grande festividade musical seguida de atividades físicas para dar início a programação do Outubro Rosa no município, mês dedicado às ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

O evento de abertura da campanha contou com a presença da Prefeita Vanda Camilo, que participou da descida de tirolesa, Zumba e FitDance. Segundo ela, o mês de outubro é simbólico, em especial para nos lembrarmos de intensificar os cuidados com a saúde da mulher. "O cuidado deve ser o ano inteiro, nós mulheres devemos procurar o médico regularmente e realizar o autoexame, nossa saúde deve ser a nossa prioridade", relatou.

A coordenadora de políticas públicas para as mulheres, Natalia Souza, também presente no evento de abertura, segue a mesma linha de raciocínio da Prefeita. "O Outubro Rosa é um mês importante, essa programação que estamos realizando hoje e no decorrer do mês é visando a prevenção, e a administração está preocupada com a saúde de nossas mulheres, mas o cuidado deve ser durante todo o ano, não podemos tirar apenas um mês para cuidar da saúde da mulher" afirmou Natalia.

As apresentações musicais ficaram por conta dos artistas da casa Meire Soares, Rene Ramirez e Thamiris Pereira..

Todas as secretarias municipais estarão envolvidas na programação do Outubro Rosa para fortalecer a campanha e atingir o maior número de mulheres possíveis, solicitação esta pedida pela Prefeita Vanda Camilo.

Campanha

Durante todo o mês as unidades bases de saúde vão ter um “Dia D" das ações do Outubro Rosa, quando moradores poderão fazer o preventivo, teste rápido para rastreamento de HIV, sífilis e hepatites, além das orientações sobre o autoexame. Haverá extensão do horário de atendimento (das 17 às 21 horas) no Centro de Especialidades Médicas para fazer preventivo, ultrassom e teste rápido. Este atendimento em horário prolongado será as quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de outubro. Nos dias 15 e 30 este mesmo serviço será levado no Bafo da Onça, Assentamento Eldorado.