Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

29/07/2025 às 10:00, Atualizado em 30/07/2025 às 07:29

Julho Amarelo: Saúde promove campanha de prevenção e testagem contra hepatites virais em Sidrolândia

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

Durante todo o mês de julho, a Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a campanha “Saúde do Fígado: Conheça e Previna as Hepatites”, em alusão ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e combate às hepatites virais.

Realizada pela Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Coordenação da Saúde do Trabalhador, a ação teve como foco ampliar o acesso à informação, oferecer testagem rápida e garantir encaminhamento adequado para diagnóstico e tratamento, especialmente para idosos e trabalhadores usuários do SUS, públicos considerados estratégicos para a prevenção e o cuidado com a saúde do fígado.

A campanha percorreu diferentes pontos da cidade, alcançando locais de grande circulação e até o ambiente de trabalho dos cidadãos. Confira os locais que receberam as ações:

Parque Leonel Brizola; Empresa JBS; Empresa Inpasa; Posto RodoBras; CRAS São Bento; Praça Carandazal e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além das orientações, a iniciativa ofereceu testes rápidos para hepatite B e C, informações sobre vacinação, prevenção e os principais cuidados com o fígado. A detecção precoce das hepatites é essencial para o sucesso no tratamento e a garantia de qualidade de vida aos pacientes.

“Quanto mais cedo a hepatite é diagnosticada, maiores são as chances de tratamento eficaz. Por isso, reforçamos a importância da prevenção e da testagem”, destacou a secretária Vanessa Prado.

A campanha também contou com a adesão das equipes das UBS, que desenvolveram ações internas ao longo do mês, garantindo que a informação e o cuidado chegassem de forma abrangente à população usuária da rede pública de saúde.

Com ações como essa, a Prefeitura de Sidrolândia reafirma seu compromisso com a saúde preventiva, a educação em saúde pública e o fortalecimento da atenção básica, pilares essenciais para uma cidade mais saudável e consciente.