Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade
Mapa do Site

07/08/2026 às 16:58, Atualizado em 07/08/2026 às 17:01

NOTA DE REPÚDIO

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

A Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, manifesta seu repúdio à forma como o Laboratório Municipal foi apresentado em matéria publicada pelo site Região News, intitulada “Colapso no caixa da Prefeitura já compromete exames, coleta de lixo hospitalar e atendimento na Saúde”.

A publicação apresenta uma situação pontual ocorrida no atendimento como se representasse um comprometimento generalizado do Laboratório Municipal, desconsiderando os dados oficiais de produtividade e a realidade de um serviço que mantém alta demanda e atendimento contínuo à população.

O Laboratório Municipal possui insumos para a realização dos exames e permanece em funcionamento, atendendo a população conforme os fluxos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Somente no primeiro semestre de 2026, entre janeiro e junho, foram realizados 95.346 exames laboratoriais, considerando a produção do Laboratório Municipal e da Rede Credenciada.

Desse total, 65.765 exames foram realizados diretamente pelo Laboratório Municipal, representando aproximadamente 69% de toda a produção registrada no período. A média foi de 15.891 exames por mês, demonstrando o elevado volume de procedimentos realizados pela estrutura própria do município.

Os dados constam no relatório de produtividade elaborado a partir das informações encaminhadas pela equipe de Processamento de Serviços da Superintendência de Auditoria Municipal do SUS.

Entre os exames realizados estão hemograma completo, glicose, creatinina, ureia, colesterol, triglicerídeos, potássio, sódio, hemoglobina glicosilada e TSH, entre outros procedimentos fundamentais para diagnóstico, prevenção e acompanhamento dos pacientes.

Somente os exames de glicose e hemoglobina glicosilada somaram 3.845 procedimentos no primeiro semestre, evidenciando a importância do laboratório no acompanhamento de pacientes e de condições crônicas de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que situações pontuais de organização do fluxo ou de aumento da demanda não significam falta de insumos ou paralisação do serviço. Em uma unidade que registra uma produção média de quase 16 mil exames por mês, ajustes operacionais podem ser necessários para garantir segurança, organização e qualidade no atendimento.

É importante, portanto, diferenciar uma situação pontual de uma suposta interrupção ou colapso do serviço. Os números oficiais demonstram uma estrutura com alta capacidade de produção e que desempenha papel fundamental na assistência à população de Sidrolândia.

A Prefeitura lamenta que a matéria tenha apresentado uma situação específica sem contextualizar os dados de produtividade do serviço e sem considerar a informação de que o Laboratório Municipal dispõe dos insumos necessários para a continuidade dos atendimentos.

A gestão municipal reafirma seu compromisso com a transparência, com a continuidade dos serviços públicos de saúde e com o atendimento da população, sempre buscando aprimorar os fluxos e garantir que os usuários do SUS tenham acesso aos exames necessários para diagnóstico, acompanhamento e prevenção.