15/04/2021 às 17:05, Atualizado em 15/04/2021 às 17:23

Prefeitura disponibiliza Kit Covid-19 e anuncia chegada de medicamentos

Administração investiu mais de R$ 180 mil em compra emergencial para atender a população. Saiba quais remédios já são distribuídos, e entenda como será o fornecimento do Kit Covid

Farmácia recebeu medicamentos para pacientes com doências crônicas e Kit Covid-19 (Foto: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia realizou uma compra emergencial, com investimento de mais de R$ 180 mil, para abastecer a Farmácia Municipal com os medicamentos para pacientes com doenças crônicas e com o Kit Covid-19.

A organização do fornecimento é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e executada pela Gerência de Assistência Farmacêutica.

A prefeita Vanda Camilo, secretário Dr. Renato Couto, técnicos dos setores da Pasta da Saúde – após reunião com vereadores, todos preocupados com a situação decidiram pela compra emergencial para agilizar o fornecimento dos medicamentos de uso indispensável e disponibilizar o Kit Covid-19.

- O importante é que esses medicamentos chegaram e já estão disponíveis para os pacientes – frisou a prefeita, ao lembrar a dificuldade que o Brasil inteiro tem enfrentado neste período de pandemia para adquirir e receber em tempo hábil os medicamentos de todos os tipos.

Thiago Martins Prata, gerente da Assistência Farmacêutica, da Secretaria Municipal de Saúde, concedeu importantes esclarecimentos à população, que necessitar da medicação da Rede Pública de Saúde.

Caixas com medicamentos que chegaram através da compra emergencial

Critérios para uso do Kit Covid-19

De acordo com o farmacêutico, o Kit Covid-19 é composto por medicamentos para pacientes diagnosticados com o Coronavírus, ou que estejam com suspeita, apresentando os sintomas clássicos.

O Kit Covid-19 contém Dipirona 500mg, Paracetamol, Loratadina e Histamin, indicados para sintomas gripais, dor, tosse, espirro. Há também os suplementos vitamínicos e minerais, no caso as Vitaminas C e D e o zinco, que conforme Thiago, auxiliam na revitalização do sistema imunológico durante o tratamento e no processo de recuperação, combatendo a sensação de cansaço e fadiga.

Estão incluídos ainda no Kit os medicamentos que tratam diretamente a infecção pelo vírus, que são a Ivermectina 6mg, Azitromicina, Cloroquina ou Hidroxicloroquina.

Thiago em atendimento a pacientes, recentemente, na Farmácia da Upa (Foto: Arquivo)

Apesar da disponibilidade do Kit, o gerente da Assistência Farmacêutica esclarece sobre os critérios para fornecimento.

- Todos esses medicamentos serão entregues estritamente com apresentação da receita médica. Eu tenho tido algumas demandas na Upa, de pacientes querendo o acesso a esses medicamentos, mas todo medicamento utilizado de forma indiscriminada, sem uma orientação médica, e sem um acompanhamento de alguém da saúde, pode ser um risco também. Por isso você precisa de uma orientação médica e de uma receita médica para retirar esses medicamentos na Upa. Temos tido muitos relatos de pacientes descrevendo dor de cabeça, febre, mas às vezes não vem com tosse e espirro, então não é preciso tomar o antialérgico, então não estranhe se não levar todos os componentes desse Kit, a prescrição será a critério médico, de acordo com a necessidade individual – explicou Thiago.

Atendimento na Farmácia da Upa é das 7h à 0h00 (Foto: Gledson Rocha)

Começam a chegar medicamentos à Farmácia

A Prefeitura de Sidrolândia, assim como todos os municípios do País, estão atravessando um período complicado para compras e celeridade no recebimento dos medicamentos de toda natureza, em razão da pandemia do Coronavírus, que impactou a rotina de abastecimento.

- É o exemplo dos anestésicos que já estão em falta em vários hospitais do Brasil, Ivermectina e Azitromicina que tem sido difícil de encontrar, a Cloroquina e Hidroxicloroquina que durante algum tempo sumiram das prateleiras tanto do serviço público quanto das drogarias e quem usa sabe que eu estou falando, que tentou comprar e não conseguia, e além disso, a pandemia afetou também a cadeia de distribuição de outros medicamentos de uso crônico, que é o exemplo do Losartana, Hidroclorotiazida, Furosemida que inclusive estamos em falta. Todo esse processo de logística nós temos trabalhado incansavelmente pra resolver – relatou Thiago.

A boa notícia, é que com a compra emergencial pela Prefeitura, medicamentos indispensáveis voltam às prateleiras.

O gerente da Assistência Farmacêutica disse que a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde estão conseguindo resolver boa parte da demanda, e medicamentos começam a chegar.

- É o caso da Predinisona de 5mg, Lindocaína Gel que é utilizada por alguns pacientes que usam sonda, Amitriptilina deve chegar em no máximo duas semanas, já está em transporte onde eu recebi a nota fiscal, então estamos regularizando tanto os medicamentos de saúde mental, quanto de doenças crônicas, hipertensão e diabetes, então nas próximas semanas poderão retirar a medicação – comentou Thiago, que enalteceu os esforços da prefeita Vanda Camilo em liderar os setores competentes para encontrar alternativas à crise nacional de abastecimento de medicamentos.

Segundo o farmacêutico chegam na sexta-feira (16/04) à Farmácia Municipal, o Atenolol 50mg e a Furosemida.

A orientação aos pacientes que necessitam dos medicamentos fornecidos pelo Município, é para que estejam em contato permanente com as Unidades da Farmácia Municipal, para se informar sobre a disponibilidade nos locais.

Na Upa, o funcionamento é das 7h à 0h00, enquanto que nos ESFs Malvinas e Central, o atendimento ocorre das 7h às 11h e das 13h às 17h.