20/08/2021 às 14:49, Atualizado em 20/08/2021 às 16:55

Prefeitura garante cirurgia de catarata para 32 pacientes

Ao todo serão 300 procedimentos na área da oftalmologia, incluindo 120 cirurgias, além de consultas

Fotos: Rafael Brites

A Prefeitura de Sidrolândia iniciou um mutirão de cirurgias para atender 32 pacientes com catarata que passarão pelo procedimento nesta sexta-feira e amanhã, sábado (21). O mutirão deste final de semana marca a retomada das cirurgias eletivas que permaneceram mais de um ano suspensas por causa da pandemia.

Segundo a prefeita Vanda Camilo, que esteve na manhã desta sexta-feira para recepcionar os primeiros pacientes que foram operar no Hospital Elmíria Silvério Barbosa, só na área da oftalmologia foram contratados 300 procedimentos, incluindo 120 cirurgias, além de consultas.

A catarata é uma doença que causa a perda parcial ou total da visão. Algumas pessoas ficam com a visão turva ou embaçada, diminuindo a visão noturna e causando hipersensibilidade à luz. A cirurgia de catarata é extremamente importante para que a pessoa acometida com essa doença, recupere a visão e tenha melhor qualidade de vida.

Os pacientes que farão a cirurgia estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Elza Agueiro, que acompanhava o irmão no procedimento, ficou surpresa com a ligação da Secretaria de Saúde com a informação de que cirurgia seria feita nesta sexta-feira em Sidrolândia.

Sebastião Agueiro e Elza Agueiro

“Faz muitos anos que não é realizada essa cirurgia no município. Eu mesma participei do mutirão em 2015. Era uma caravana, que reunia as pessoas e levava para capital para fazer o procedimento. Ano passado já estava tudo certo para meu irmão fazer em Campo Grande, mas devido a pandemia foi cancelado duas vezes”, explicou Elza.

Para o taxista, Hélio Ferreira, de 77 anos, que estava desde dezembro estava esperando, foi um alívio saber que já seria chamado para o procedimento porque já estava tendo dificuldade com a visão.

“Fazia tempo que eu estava sofrendo com a minha vista, achei que podia ser o óculos, então quando fui renovar o óculos para ver se melhorava, o médico me avisou que eu tinha que fazer a cirurgia, mas que iria demorar por causa da pandemia, então fiquei esperando, até que me avisaram três meses atrás que seria feito aqui, fiquei feliz por não ter gasto e vou trabalhar com a visão melhor”, ressaltou.

Foto: Aniele Souza

O presidente do hospital, Jacob Breure, destacou a parceria com a Prefeitura e ressaltou que as cirurgias eletivas em várias especialidades irão retornar.

“Graças a Deus o entendimento agora está dando certo, estamos em um novo rumo nessa parceria, precisamos melhorar muitas coisas no hospital, e agora com essa parceria da Prefeitura, vamos voltar fazer as cirurgias eletivas, várias especialidades irão voltar, pretendemos diminuir os encaminhamentos para Campo Grande, pacientes do nosso município tem que tratar aqui em Sidrolândia, isso é o certo e juntos vamos alcançar esse objetivo”.

A prefeita Vanda Camilo, que esteve acompanhando o início do mutirão, destacou que busca cuidar da melhoria da qualidade de vida da comunidade.

“Hoje é um dia de grande felicidade pra mim e para todos os munícipes de Sidrolândia com a volta das cirurgias aqui no município, começamos com as cirurgias ortopédicas, e agora com as cataratas, assim a gente vai dando sequência na nossa administração, cuidando das pessoas, e as nossas ações não param por aí, tem muitas cirurgias a serem realizadas, a fila é muito grande e eu quero contar com carinho e a paciência da nossa população, porque gradativamente a gente vai estar realizando os procedimentos” finalizou.

Foto: Aniele Souza