Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

11/11/2021 às 06:11, Atualizado em 11/11/2021 às 08:13

Saúde entrega óculos e dá continuidade a plano de assistência oftalmológica

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia entregou os primeiros 16 óculos de grau a pacientes de baixa renda que enfrentavam dificuldades financeiras para aquisição das lentes e armações. Segundo o secretário Luiz Carlos Alves, já foram encaminhadas mais 30 receitas e a previsão é fechar 2021 com 100 pacientes atendidos.

Entre as pacientes beneficiadas, dona Eunice Mendonça, 62 anos, que há seis meses estava com a receita do oftalmologista para a troca dos óculos. Ela vinha adiando a compra porque não teria condições de pagar mais de R$ 1 mil pela armação e a lente. "Trabalho três vezes por semana como diarista. Das outras vezes que precisei trocar de óculos, quem comprou foram meus filhos. Desta vez procurei a Saúde e fui rapidamente atendida. Foi a primeira vez que ganhei alguma coisa da Prefeitura", conta. 

Cb image default
Divulgação

Outra paciente atendida foi dona Eunice Ibrahim que precisa dos óculos para leitura. "Não teria condições de comprar de imediato. O dinheiro está curto. Achei bastante rápido o atendimento", assegura. Para serem beneficiados com o programa da Secretaria de Saúde, os pacientes passam por uma avaliação socioeconômica para comprovar se de fato a pessoa não tem condições financeiras para comprar.

Além do atendimento de pacientes de baixa renda, a Prefeitura dá continuidade ao programa de saúde do estudante nas escolas municipais. Já começaram as consultas e os alunos ganharão os óculos, caso precisem. A expectativa que ao longo de um ano sejam entregues 860 óculos.

Cb image default
Divulgação

Mutirão

Além da distribuição de óculos, a Prefeitura retomou as cirurgias de cataratas que estavam paradas há quase dois anos. Até agora 128 pacientes passaram por cirurgias e outros 15 estão com procedimentos agendados. A expectativa para 2022 é atender ainda no 1º semestre do ano que vem mais 100 pacientes.