Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

08/12/2022 às 10:56, Atualizado em 08/12/2022 às 11:58

Saúde passa a atender pacientes especiais com procedimento odontológico com sedação

Cb image default
Foto: Cleber Ramirez

Foi realizado nesta quinta-feira, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o primeiro procedimento odontológico com sedação leve em pacientes portadores de necessidades especiais (PNE). Anteriormente, como não havia profissional qualificado no município, os pacientes precisavam ficar em fila de espera na Central de Regulação para serem encaminhados a Campo Grande.

A primeira paciente a passar pelo procedimento foi a pequena Nicolli Brito, de oito anos de idade. O atendimento foi realizado pela dentista Dra. Edilma Moraes, especialista em PNE, que com contribuição da Prefeitura, realizou a capacitação em Araçatuba, no estado de São Paulo. Durante o procedimento a dentista foi auxiliada por uma técnica em saúde bucal e uma enfermeira intensivista. 

Cb image default
Foto: Cleber Ramirez

Conforme lembrou a coordenadora de saúde bucal, Etiene Queiroz, muitos pacientes ficavam esperando por vaga no Hospital São Julião, e muitos acabavam passando por anestesia geral para poder realizar o procedimento, o que é um risco ao paciente. Além de auxiliar na capacitação da profissional, a Secretaria Municipal de Saúde também investiu em medicação, equipamento e estrutura física para que as consultas possam ser feitas.

O procedimento odontológico com sedação leve é importante porque muitos pacientes não permitem o profissional a realizar o atendimento. Para a realização é usado um fármaco para sedação, permitindo que o procedimento seja feito com tranquilidade. Durante toda a consulta é realizado o monitoramento. 

Cb image default
Foto: Cleber Ramirez