31/08/2023 às 14:08, Atualizado em 31/08/2023 às 14:12

Saúde passa a oferecer exame de ultrassom morfológico para gestantes de alto risco

Dr. Augusto Cruz, fará os atendimentos no CEM (Foto: Gledson Rocha)

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSP) passa a oferecer em Sidrolândia um exame necessário para o pré-natal das gestantes de alto risco, que não precisarão mais se deslocar até Campo Grande. Na quarta-feira (30) foram feitos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) os primeiros sete exames de ultrassom morfológico, um equipamento de última geração que a Prefeitura de Sidrolândia viabilizou junto ao Governo do Estado dentro do Projeto Bem Nascer.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Luiz Carlos Alves (Pitó), já estão agendados 54 exames que serão realizados ao longo de setembro, sempre às quartas-feiras.

A enfermeira-obstetra Juliana Teixeira de Carvalho Beme, coordenadora da Rede Cegonha Sidrolandense, explica que as gestantes de alto risco devem fazer o exame entre a 20ª e 24ª semana de gestação. As gestantes são encaminhadas para o exame por recomendação do médico da unidade de saúde onde estão fazendo o pré-natal.

Os exames avaliam oxigenação, batimentos cardíacos, além da circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.

No exame morfológico podem ser detalhados achados do Sistema Nervoso Central, extremidades esqueléticas, face, coração, rins e outros órgãos internos do feto.

No 3⁰ trimestre também são avaliados sinais ultrassonográficos como visualização do osso nasal e mensuração da prega nucal.

Em 2022 foram computadas 101 gestantes de alto risco em Sidrolândia e Terenos (que serão atendidas aqui), sendo 86 sidrolandenses e 15 do município vizinho, além de 46 bebês de muito e alto risco.

Pra que serve o exame?

Como o nome já diz, ultrassom morfológico serve para avaliar a morfologia do feto, ou seja, a formação de seus órgãos e sistemas. Com isso, é possível detectar malformações, estabelecer prognóstico e, em alguns casos, determinar um tratamento corretivo ou acompanhamento seriado.