25/10/2021 às 15:31, Atualizado em 25/10/2021 às 19:25

Saúde promove mutirão de oftalmologia na Rede Municipal de Educação

Foto: Rafael Brites

Visando atender as crianças do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Sidrolândia através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SEMSP) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEME), está promovendo o mutirão de oftalmologia que pretende atender todas as unidades escolares que fazem parte da Rede Municipal de Educação. Nesta segunda (25) e terça-feira (26) a atividade está sendo realizada no Pedro Aleixo.

O mutirão faz parte do programa Saúde na Escola. Nesta primeira etapa nas escolas é realizada a triagem visual dos alunos e os que forem detectados com alguma dificuldade nas vistas estarão sendo encaminhados ao oftalmologista para serem consultados de forma mais específica. A Secretaria Municipal de Saúde Pública estará doando os óculos para os alunos que precisarem usar e não tiverem condições para comprar.

Foto: Rafael Brites

A pedagoga Angélica, professora do segundo ano, diz que em sua turma há pelo menos três alunos com dificuldade para enxergar e que isso tem atrapalhado no desempenho escolar. Segundo ela, a ação é essencial porque muitos pais não têm condições financeiras para levar o aluno no médico. “Isso é muito importante no desempenho escolar. Muitas famílias não fazem esse controle porque tem uma certa carência, então a escola em realizar esse tipo de procedimento dá uma oportunidade a criança e a família também”, explica.

Além da triagem visual, está sendo feita a pesagem dos alunos. Aqueles que tiverem acima do peso ideal, conforme a idade e altura, serão encaminhados ao nutricionista para fazer a reeducação alimentar. A ação conta com enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas e médicos, onde cada unidade de saúde do município está responsável por uma escola para realizar a ação. Ainda nesta semana o mutirão será realizado na escola Valério Carlos da Costa, na quarta e quinta-feira.

Os pais estão sendo comunicados e orientados a levar a carteirinha de vacinação dos alunos para a atualização.