07/01/2022 às 09:54, Atualizado em 07/01/2022 às 11:01

Saúde vai estender até às 21 horas atendimento em 2 postos para desafogar UPA

Segundo a prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, a partir 17 horas serão distribuídas senhas para quem esteja com sintomas gripais e respiratórios. Cada unidade terá um médico e a equipe de enfermagem. Se a demanda por atendimento não for normalizada depois do dia 21, o horário estendido será mantido o tempo necessário. A partir desta sexta-feira (7) a população de Sidrolândia poderá procurar atendimento médico até às 21 horas nos postos de saúde dos bairros Jandaia e São Bento. A Secretaria Municipal de Saúde decidiu adotar o horário estendido nestas unidades até dia 21, de segunda a sexta-feira, para atender os pacientes com sintomas gripais e respiratórios. O objetivo é desafogar a UPA por onde tem passado diariamente quase 500 pacientes, mais da metade deles gripados.

Nos próximos 10 dias, durante o período normal de funcionamento dos postos, das 8 às 11 e das 13 às 18 horas, a prioridade será atender os pacientes com sintomas respiratórios. Por conta desta estratégia emergencial serão adiados alguns exames preventivos para acompanhamento de rotina de pacientes das unidades.

. Nas últimas 24 horas, por exemplo, das 446 pessoas atendidas, 326 estavam com febre, dor no corpo, coriza. Em postos como o do São Bento, só num dia a foram feitos 90 atendimentos de casos suspeitos de influenza. Até agora só foram confirmados em Sidrolândia, por exames laboratoriais, 4' casos de influenza a H2N3, três pacientes estão internados, um está curado e há dois casos sob investigação.

Com o reforço no atendimento, além da vacinação, a expectativa é reduzir a circulação do vírus. Nesta sexta-feira haverá vacina contra influenza no posto de saúde do Jandaia e nas unidades rurais