Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

06/09/2025 às 09:00, Atualizado em 05/09/2025 às 10:44

Setembro Verde reforça conscientização sobre doação de órgãos em Sidrolândia

Cb image default
Comunicação da Prefeitura de Sidrolândia

A campanha Setembro Verde teve início em 1º de setembro e chama a atenção para a importância da doação de órgãos e tecidos, gesto de solidariedade que pode transformar vidas.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, com mais de 90% dos procedimentos realizados pelo SUS. Em Mato Grosso do Sul, são feitos transplantes de córnea, rim, fígado, medula óssea autogênico e tecido musculoesquelético.

A coordenação no estado é da Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET/MS), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, localizada na Avenida Afonso Pena, 3547, Centro, Campo Grande/MS. A CET/MS funciona 24 horas por dia e é responsável por coordenar, normatizar e fiscalizar todo o processo de captação e transplante.

A decisão de doar depende da família, por isso é essencial conversar em casa sobre o assunto. A informação adequada amplia as possibilidades de pacientes que aguardam na fila por um transplante.

Mais do que uma campanha, o Setembro Verde é um chamado à vida: ser doador é dar esperança a quem espera por uma nova chance.