28/06/2021 às 10:12, Atualizado em 28/06/2021 às 10:59

Sidrolândia tem recorde de vacinação com mais de 1.200 doses aplicadas no sábado

Drive-thru ao lado da UPA e ESF Jandaia imunizaram juntas 1.249 pessoas contra Covid-19

Fotos: Karina Souza

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, alcançou, no último sábado uma importante marca contra a Covid-19. Por meio do sistema drive-thru, foi realizado a vacinação na Tenda ao lado da Upa e no ESF Jandaia dando o início à imunização de pessoas com 30 anos de idade acima.

A procura pela aplicação da primeira dose da vacina alcançou número recorde e a equipe da Saúde vacinou 1.249 pessoas, e foram utilizadas as vacinas CoronaVac, Pfizer e Janssen.

Com a novidade da vacina Janssen, que diferentemente das outras vacinas disponíveis contra a Covid-19, o imunizante é aplicado com esquema de dose única (0,5 ml).

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela Covid-19. Uma dose única da vacina tem eficácia global.

Rodrigo Santos

Rodrigo Santos, morador do assentamento Eldorado, relatou que é um momento de gratidão – saber que vamos ter tranquilidade agora, que não vai ocorrer tanto risco, mas vamos continuar com os cuidados, usando máscara e álcool em gel – .

Para Elise Schimitt é um momento de esperança de dias melhores – é muito bom saber que estão se esforçando para fazer essa imunização, porque infelizmente tantas perdas aconteceram e a gente sente por isso, mas como todos dizem vai ficar tudo bem, e nós acreditamos nisso, na felicidade e esperança – disse.

Segundo o agricultor, Tiago Santana, é um alivio para a população – com a vacina podemos ficar mais tranquilo, voltar a ter um vínculo com os familiares de novo, porque isso que pesou muito, não poder cumprimentar um vô e uma vó. Só da gente chegar aqui hoje e ter a oportunidade de pelo menos vacinar, já uma é grande coisa – encerrou.

A vacinação continua para os grupos prioritários a partir de 18 anos os trabalhadores industriais, gestantes e puérperas, lactantes, caminhoneiros e comorbidades a partir de 12 anos. O local é na Tenda da Upa, com o horário de atendimento das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

É necessária a apresentação de CPF, Cartão do SUS, comprovante de endereço e o cadastro no site vacina.sidrolandia.ms.gov.br.

Campanha dos Bombeiros receberá doações

A Administração Municipal conclama o público que será imunizado, a levar agasalhos ou alimentos para doação à Campanha “Aqueça uma Vida” realizada pelos Bombeiros e apoiada pela Prefeitura, que serão repassados pelos militares às famílias em vulnerabilidade social.