03/08/2023 às 11:07, Atualizado em 03/08/2023 às 11:23

Iniciada em Sidrolândia a campanha Agosto Lilás “O silêncio também mata”

Secretária Fabiani, delegada Cíntia e coordenadora Lu Acosta (Foto: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Diretoria de Políticas para as Mulheres, órgão vinculado à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov), realiza mais uma edição da Campanha Agosto Lilás, que neste ano tem como tema: "O silêncio também mata". O objetivo é sensibilizar e encorajar as mulheres vítimas de violência e toda a sociedade para quebrarem o silêncio e buscarem ajuda.

A campanha também pretende intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, Lei n. 11.340 de 2006, elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Portanto, várias ações acontecerão durante o mês.

A diretora de Políticas Públicas para as Mulheres de Sidrolândia Fabiani Mayr enfatiza que o tema foi escolhido a fim de alertar sobre o fato de que a violência doméstica pode acarretar em crimes graves contra a vida da mulher. “Em casos de violência doméstica, é necessário que todos da sociedade prestem atenção e denunciem. Nós estaremos, juntamente com a Delegada de Polícia Civil, Cintia Gomes, com ações intensificadas para levarmos a nossa mensagem.

“As mulheres deixam para denunciar quando as violências já estão em um ponto muito crítico, tanto que vemos que a quantidade de boletins registrados na delegacia e as medidas protetivas emitidas são quase a mesma. Muitas denunciam quando acontece a violência física, mas antes vem a moral e a psicológica. Durante o mês de agosto, todos os dias, as redes sociais da Coordenadoria estarão com conteúdo voltado a este tema”, afirmou.

No município, as vítimas de violências doméstica contam com uma rede de enfrentamento estruturada, instituída por Lei Municipal, que reúne Poder Público, Promotoria, Polícia Militar e Civil, Judiciário. Lembramos que violência não é somente física, há também a psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Canais de atendimento em Sidrolândia

- Assistência Social: R. Paraná, 1885, bairro Jandaia.

- Coordenadoria da Mulher: R. Lúcia de Souza Melo, esquina com a R. São Paulo. Galeria Espaço Augusta, sala 8 (@mulher.sidrolandia e email: mulher@sidrolandia.ms.gov.br).

- Sala Lilás na Delegacia de Polícia Civil: rua Alagoas, 760, centro. (190)

- Unidades de Saúde.

Programação:

05/08 – Workshop “Mulher você pode” e Sala Lilás Itinerante, no Espaço Cultural da Aldeia Tereré, das 8h às 10h;

- Palestras nas Escolas Municipais Pedro Aleixo (08), Porfíria Lopes do Nascimento (09) e Valério Carlos da Costa (10);

11/08 – Roda de Conversa e Sala Lilás Itinerante, no Retiro do Eldorado, Assentamento Che Guevara, às 13h;

- 12/08 – Aula de Defesa Pessoal, no Espaço Clã Braga, Rua São Paulo 630, às 14h (inscrições abertas pelo instagram @mulher.sidrolandia;

- Palestras nas Escolas Natália Moraes de Oliveira (16), Sidrônio Antunes de Andrade (18), Olinda Brito de Souza (21), Cacique João Batista (22), Catarina de Abreu (23);

- Palestra “Os 5 tipos de violência doméstica” e Sala Lilás Itinerante: Espaço Cultural da Aldeia Lagoinha (17/08, 8h30), Escola Municipal Eldorado (19/08, 8h), CRAS São Bento (24/08, 8h30);

25/08 – Bate Papo Empoderado e Sala Lilás Itinerante, no Quebra Coco, 14h;

27/08 – Encerramento da Campanha, com a 1ª Corrida contra o Feminicídio, em parceria com a Sejel, no Parque Vacaria, 7h30.