27/02/2023 às 08:00, Atualizado em 27/02/2023 às 08:01

Prefeitos destacam redução de custos e menos burocracia com consórcio

Foto: Rafael Brites

A modalidade de aquisição conjunta de insumos e a contratação de serviços por municípios reunidos em consórcios como o Centro Sul, integrado por Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Dois Irmãos do Buriti e Jaraguari, vai baratear custos, além de garantir mais agilidade, porque os procedimentos serão menos burocráticos.

Esta é a avaliação unânime dos prefeitos que neste sábado estiveram em Sidrolândia participando da primeira reunião ordinária deliberativa, na qual foi aprovada a compra de uma usina móvel de asfalto.

"Certamente o consórcio é uma modalidade que permite ao gestor um formato legal de contratação mais rápida, sem burocracia", acredita o prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir de Souza Volks. Ele já tem recursos em caixa, R$ 2 milhões, para executar obras de pavimentação com equipe própria da Prefeitura.

A prefeita de Campo Grande e presidente do Centro Sul, Adriane Lopes, avalia que os consórcios intermunicipais é um fomato de gestão moderno e transparente que certamente vai beneficiar a população com mais entregas de serviços e obras, além de gerar economia na aplicação de recursos públicos.

A prefeita Vanda Camilo, anfitriã da reunião, também compartilha do mesmo entusiasmo dos colegas com os resultados do consórcio. "Vamos conseguir comprar não só massa asfáltica, mas também produtos, insumos e serviços a um preço menor, porque a aquisição será em quantidade maior ", explica. Na área de infraestrutura, a prefeita planeja fazer recapeamento e abrir novas frentes de asfalto.

O prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke, vê outro avanço proporcionado pelo Centro Sul, beneficiando os pequenos produtores, que terão acesso ao mercado consumidor com a obtenção do Selo Inspeção Municipal.

O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, que prestigiou a reunião, acredita que a gestão em formato de consórcio vai ajudar o governador Eduardo Riedel a cumprir um dos compromissos de campanha, que é levar asfalto a todos os 79 municípios. Ele lembra que desde 2019 está em vigor alteração nas regras do Fundersul para permitir a destinação de recursos para os consórcios intermunicipais.