13/01/2021 às 11:37, Atualizado em 13/01/2021 às 12:41

Prefeitura, Conselho e PM discutiram a segurança pública em Sidrolândia

Nova Gestão Municipal manifestou preocupação com índices de criminalidade, e solicitou informações gerais para as forças de segurança

Reunião tratou sobre questões relacionadas à segurança pública em Sidrolândia (Fotos: Rafael Brites)

A Prefeitura de Sidrolândia convidou para uma reunião, ocorrida na manhã da terça-feira (12/01), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública e o comando da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

A Prefeita Vanda Camilo, acompanhada da Secretária de Governo e Desburocratização, Elaine Além de Brito, recepcionou no Gabinete, o Presidente do Conselho, Waltemir Ribeiro, o Comandante da PM, tenente-coronel Célio Ramos, e o Subcomandante, tenente Martins.

O encontro foi realizado porque a nova Gestão Municipal expressa preocupação com o crescente índice de criminalidade em Sidrolândia, notadamente relacionado a furtos e roubos, violência contra a mulher, e tráfico de entorpecentes.

A Prefeita solicitou das autoridades a apresentação de um diagnóstico com a situação atual da estrutura das forças de segurança, para entender as carências, assim como o trabalho realizado pelas unidades.

O Presidente do Conselho avaliou a reunião como positiva, enalteceu o interesse da Prefeita na melhoria da segurança pública no município.

- Apresentamos o relatório com o baixo efetivo (da Polícia Militar e Civil) que se arrasta há pelo menos um ano e meio, o empenho das forças policiais para garantir a segurança da população mesmo com todas as dificuldades, os projetos em andamento em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher visando reduzir os casos de violência doméstica, a situação dos distritos e assentamentos relacionadas a patrulhamento e ocorrências – informou Ribeiro.

Waltemir, Vanda, Célio e Martins em encontro no Gabinete

Ele se animou com o interesse da nova Gestão Municipal com a possibilidade da implantação do videomonitoramento, apresentado à Prefeita, e aprovou a agilidade no atendimento de reivindicações apresentadas à Administração.

- O projeto do videomonitoramento da cidade também foi apresentado à Prefeita, que ficou muito interessada em saber de que maneira a Prefeitura pode contribuir com a implantação. Dentro da legalidade e mesmo sendo interina, despachou rapidamente as demandas para a segurança pública no município a ela apresentadas – ressaltou o Presidente do Conselho.

A Prefeita enfatizou o interesse da Administração Municipal na parceria para que as unidades de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros – tenham plenas condições para garantir o atendimento aos munícipes.

- A Prefeitura se coloca à disposição para, dentro da legalidade e da disponibilidade financeira, contribuir para o bom funcionamento das unidades da segurança, porque quem ganha é a população ordeira de Sidrolândia – concluiu Vanda Camilo.