21/08/2023 às 08:45, Atualizado em 21/08/2023 às 08:54

Empresários e comerciantes são convidados para reunião sobre resíduos sólidos

Sede da Sederma, na Rua Hermenegildo Tognon, ao lado dos Bombeiros (Foto: Rafael Brites)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma), está convidando a população, principalmente empresários e comerciantes, para uma reunião que irá discutir a Lei Municipal de Resíduos Sólidos vigente em Sidrolândia.

O encontro ocorrerá na quinta-feira (24/08) a partir das 9 horas no Sindicato Rural, com a finalidade de esclarecer a sociedade, com ênfase nos esclarecimentos aos grandes geradores de resíduos sólidos, que são as empresas e o comércio.

A Sederma também fará a apresentação dos trabalhos ambientais que estão sendo executados pela Prefeitura, as melhorias implantadas e os desafios a serem superados para o pleno cumprimento da legislação.

Assuntos relacionados ao descarte e destinação dos resíduos, e limpeza, passam pela responsabilidade do Poder Público, assim como com o envolvimento dos geradores, que são as residências ou os empreendimentos.

Somente no primeiro semestre de 2023, Sidrolândia produziu 11.366.411,40 (onze milhões, trezentos e cinquenta e seis mil, quatrocentos e onze quilos, e quarenta gramas) de resíduos em geral.

Deste volume, 7.882.371 (sete milhões, oitocentos e oitenta e dois mil, trezentos e setenta e um) quilos são considerados resíduos sólidos, provenientes de coletas da limpeza urbana, de eletroeletrônicos, pilhas e baterias e coleta seletiva.

O que são os resíduos sólidos?

Grande parte das pessoas chamam de lixo, é todo material resultante das atividades humanas, que às vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reuso.

É toda matéria sólida ou semissólida que é descartada, como produtos eletroeletrônicos, metais, plástico, embalagem, papelão, galhos, entre outros. Normalmente, eles são gerados a partir de diferentes atividades, como doméstica, hospitalar, industrial, agrícola, comercial e varrição.